quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Yoani se encanta com a internet do Brasil!

Está no Brasil a "blogueira cubana" Yoani Sánchez.
No começo eu até achava interessante ter alguém dentro de Cuba contra o regime ditador daqueles maníacos de sobrenome Castro, mas hoje vejo que a coisa não é simples assim...
Cuba, que antes vivia uma realidade até satisfatória enquanto sob as asas da "União Soviética" que sempre a acolheu e defendeu dos americanos - e não mais injeta na ilha os cerca de 5 bilhões anuais como fazia até 1988 - vive há décadas numa situação de fracasso e derrota por estar exilada comercialmente do mundo.
As pessoas em Cuba ainda dirigem carros da década de 60, 70 ou menos. Só há pouco vieram saber o que é um celular (só após Raul começar a tomar o lugar de Fidel, que já não sabe nem mais o que diz).
Yoane quando chegou ao Brasil usou pela primeira vez um tablet e acreditem, ficou maravilhada com a velocidade da conexão!!!
Seria muito bom ter alguém contra o regime fascista adotado pelos Castro desde a época de "Che" (que nunca passou de um déspota), mas essa "blogueira" chega ao Brasil com inúmeros seguranças provando que os EUA financiam cada palavra que ela diz contra os governantes de sua ilha (como poderia uma blogueira censurada em seu país ter recursos para viajar e com dezenas de seguranças a sua volta?). 
O incrível é que essa pequena "escritora", até então uma ilustre desconhecida, pode influenciar por alguns instantes na economia mundial. Hoje se aos poucos, se derruba o governo cubano e se consegue um novo governo mais que interaja com as tendências capitalistas do planeta, tería-se mais um país para efetuar inúmeras transações comerciais, que viriam a ajudar a muitos países (EUA principalmente), causar elevação nas bolsas e atenuar a crise por alguns instantes. Aí está o interesse americano. Um interesse a longo prazo, que iria menorizar um pouco o tempo perdido, as relações comerciais que não foram realizadas com o pequeno país nos últimos 50 anos.



Um comentário:

Anônimo disse...

verdade! Concordo com tudo!!