terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O tipo de copo influencia no sabor da cerveja!

É moçada, eu relutei muito até aceitar, mas é verdade. Comprei uma cerveja no supermercado [por causa do copo que vinha junto] e acabei descobrindo que tanto aquela [que era Bock] quanto outras [e outras e outras e outras...] eram mais facilmente "apreciáveis" quando tomadas naquele copo! Baseado nisso, busquei informações para que você também conheça um pouco mais sobre o assunto. Afinal, você não vai querer ficar a vida toda tomando cerveja em copo de requeijão né?!
As regras não precisam ser seguidas tão à risca, pois existem cervejas que podem ser tomadas em vários tipos de copos.
Vamos lá:
Cálice / Goblet [o tal que eu comprei] - Geralmente eles vem com a borda dourada [igualzim o meu!] e o nome da cerveja gravada no corpo [é ele mesmo!].
Eles permitem a manutenção da espuma e possibililta goles maiores do que o de costume.
São indicados para: Abbey Dubbel, Abbey Triple, Belgian Strong Ale e Flemish Strong Ale [tindi nada!].
Caneca de Chopp - A maioria dos bebedores de Chopp gosta de uma caneca como companhia. Afinal, numa caneca cabe bastante e se o cara tomar umas três, ele já fica bem calibrado.
Geralmente em festas as canecas de chopp são dadas como recordação [claro, pois de tanto beber, ninguém lembra de mais nada mesmo] e trazem geralmente o símbolo, escudo ou logo do evento.
Os canecos podem ser de alumínio, acrílico, porcelana, plástico, dentre outros.
São indicados para cervejas do tipo: American Amber Ale, Roggenbier, Sahti, Irish Red Ale e Bohemian Pilser [tindi nada de novo].
Outros tipos de copos de cerveja são:

Witibier - Esses copos são muito cobiçados pela galera, que quase nunca perdoa e leva do bar para casa. Tem um formato curvilineo atraente e é um atrativo a mais na hora de degustar a gelada. Ele favorece a foração da espuma e tem capacidade para até 0,5 L de cerveja (que é o volume de algumas marcas, que são feitas para serem servidas nele) e possibilita a expansão exata da espuma em seu interior.
Pint - Esse é mais um que a galera gosta de afanar! [até eu que sou mais bobo] Muito encontrado em Pubs [Pub na inglaterra é quase o mesmo que buteco aqui] o Pint acondiciona uma medida exata.
Explicando: Em um Pint cabe um pint de cerveja, ou seja, uma quantidade equivalente a 568mL se for na Europa e 473mL se for nos EUA.
É um copão para quem gosta de beber muito.

Snifter - São pouco usados e pouco conhecidos. Sua principal característica é captura o aroma das cervejas fortes.


Pilsner - Só de falar o nome você já sabe né? [é o mesmo que pílsen!] Esse é o bom e velho copo que muitos chamam de "tulipa" e são muito utilizados por aqui. Por ser bem comprido, ele é ótimo para manter a qualidade e uma boa espuma.
Tulipa - Essa sim é a tulipa! São copos muito vistosos e dão a impressão de se estar servindo algo realmente de qualidade. Muito diferente de tomar uma gelada num buteco é tomar uma cerveja tipo pilsner numa tulipa num Pub!
Fonte aquí

Nenhum comentário: